Notícias

Curso de Estatística obtém nota máxima do MEC e se torna um dos mais bem avaliados do Brasil

O curso de graduação Estatística (bacharelado) da Ufes obteve nota 5 na avaliação presencial (in loco) feita pelo Ministério da Educação na semana passada. O curso, que forma para uma das profissões consideradas promissoras para o futuro, passou a ser o mais bem avaliado do Brasil, junto com o da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A divulgação do resultado da avaliação foi feita na noite desta terça-feira, 2.

No Espírito Santo, a Ufes é a única a oferecer formação nessa área. Na avaliação in locoanterior, realizada em 2015, a graduação em Estatística havia recebido nota 3, em uma escala de 1 a 5. Desde então, passou por uma reestruturação e aprovou um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC), alinhado às diretrizes nacionais curriculares e às exigências da legislação.

Veja o texto completo em http://www.ufes.br/conteudo/curso-de-estatistica-obtem-nota-maxima-do-mec-e-se-torna-um-dos-mais-bem-avaliados-do

Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

É com grande satisfação que, em nome da coordenação e da chefia do bacharelado em Estatística, comunicamos que o nosso curso recebeu nota máxima no reconhecimento do MEC. Tal reconhecimento é um grande destaque à instituição e mostra o grande potencial do curso, dos professores envolvidos e, sem dúvida, dos nossos alunos. Em 2018 o curso de Estatística - Bacharelado do(a) Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE). As 4 estrelas do curso foram publicadas no GUIA DO ESTUDANTE PROFISSÕES - VESTIBULAR 2019, disponível nas bancas e no site do GE. São muitos os responsáveis por esse excelente resultado, que mostra com louvor o trabalho desenvolvido pelo time de professores que compõem o NDE nesses últimos anos, além de alguns professores que de fato se empenharam para alavancar o curso. Agradecimentos especiais aos nossos alunos que vestem a camisa do curso e mostram com orgulho que formam parte de um grande time. Agradecimentos ao Centro de Ciências Exatas, ao constante apoio da Secretaria de Avaliação Institucional da UFES, a PROGRAD e aos demais professores atuantes no Curso. Apesar dos percalços que ainda nos deparamos e embora a demanda de trabalho tenha sido intensa e em muitas ocasiões estressante, os resultados obtidos são inegáveis e mostram que todo esforço teve finalmente um grande reconhecimento e em curto prazo mostramos que é possível sim juntar esforços para atingir a excelência. Mais uma vez, parabéns para todos os envolvidos.

Concurso professor efetivo

Publicado em 21 de fevereiro de 2019 - 11:11

O Departamento de Estatística - DEST da Universidade Federal do Espírito Santo informa que estarão abertas as inscrições para provimento de cargos de Professor do Magistério Superior do Quadro Permanente desta Universidade, conforme Portaria Normativa Interministerial no 22/2007-MP/MEC, de 30/04/2007, alterada pela de no 224/2007-MP/MEC, de 23/07/2007, publicadas no Diário Oficial da União de 02/05/2007 e 24/07/2007, respectivamente; e conforme a Lei 8.112, de 11/12/1990, e a Lei 12.772, de 28/12/2012.
 
No 05
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Vaga: 01
Regime: DE
Área/Subárea: Probabilidade e Estatística(Cód. CNPq. 1.02.00.00-2)/ Probabilidade e Estatística Aplicadas(Cód. CNPq. 1.02.03.00-1).
Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Estatística; ou Doutorado em Ciências com área de concentração em Estatística e Experimentação Agronômica; ou Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas com Graduação e/ou Mestrado em Estatística; ou Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária com Graduação e/ou Mestrado em Estatística; ou Doutorado em Ciência da Computação; ou Doutorado em Engenharia da Computação; ou Doutorado em Engenharia Elétrica; ou Doutorado em Engenharia de Produção; ou Doutorado em Engenharia Ambiental com Graduação e/ou Mestrado em Estatística; ou Doutorado em Matemática Computacional com Graduação e/ou Mestrado em Estatística.
 
 
No 06
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Vaga: 01
Regime: DE
Área/Subárea: Probabilidade e Estatística(Cód. CNPq. 1.02.00.00-2)/Estatística(Cód. CNPq. 1.02.02.00-5).
Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Estatística; ou Doutorado em Ciências com área de concentração em Estatística e Experimentação Agronômica; ou Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas com Graduação e/ou Mestrado em Estatística; ou Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária com Graduação e/ou Mestrado em Estatística; ou Doutorado em Ciência da Computação; ou Doutorado em Engenharia da Computação; ou Doutorado em Engenharia Elétrica; ou Doutorado em Engenharia de Produção; ou Doutorado em Engenharia Ambiental com Graduação e/ou Mestrado em Estatística; ou Doutorado em Matemática Computacional com Graduação e/ou Mestrado em Estatística.
 
 
DAS INSCRIÇÕES
O período de inscrição será: 21/02 a 22/03/2019.
Horário e local das inscrições: Secretaria Acadêmica - Departamento de Estatística - CCE/UFES, Avenida Fernando Ferrari, no 514, Campus Universitário de Goiabeiras, Vitória/ES - CEP: 29075-910, no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h. Telefone (27) 4009-2481 e (27) 4009-2825, email: departamento.estatistica [at] ufes.br, Sítio eletrônico: http://www.estatistica.ufes.br/concursos
 

 

Avaliação Guia do Estudante - Bacharelado em Estatística.

O curso de Estatística - Bacharelado do(a) Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) em 2018.
O curso recebeu a avaliação de 4 estrelas e a avaliação já foi publicada no GUIA DO ESTUDANTE PROFISSÕES - VESTIBULAR 2019, já nas bancas e em breve também no site do GE.

Eduroam no CCE

Eduroam (education roaming) é um serviço de rede sem fio, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que estudantes,  pesquisadores e funcionários das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seu campus e também nas instituições parceiras no Brasil e no exterior.
 
Mais informações em:
 

 

SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística é a principal reunião científica da comunidade estatística brasileira, sendo organizado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE).  É um importante fórum para a difusão dos avanços da Estatística nas diversas áreas do conhecimento, além de ser um espaço de debates de políticas públicas para a Ciência e Tecnologia. A cada ano o SINAPE tem sido realizado em um Estado brasileiro: 20º SINAPE foi realizado em João Pessoa/PB,  o 21º SINAPE em Natal/RN e o 22º SINAPE, em Porto Alegre/RS. O evento congrega em torno de 1.000 participantes ao longo de 5 dias de intensas atividades. Tem uma sólida participação de pesquisadores nacionais e internacionais e possibilita uma grande interação entre esses pesquisadores, profissionais do mercado e alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, dando a oportunidade para que os participantes apresentem e divulguem os resultados de suas pesquisas.

Mais informações: http://www.sinape2018.com.br/

 

O DEST adere à campanha ‘Vamos todos economizar’

O Departamento de Estatística (DEST) adere à campanha de conscientização para economia de energia elétrica, água, copo descartável e papel. A UFES estimula o apoio da comunidade universitária com o tema “Vamos todos economizar”, sete peças serão veiculadas nas redes sociais e no jornal Informa e também enviadas para os endereços eletrônicos das cerca de 30 mil pessoas que compõem a comunidade universitária. Além disso, o DEST tem realizado diversas ações de economia e a expectativa é reduzir o elevado consumo de energia elétrica nos quatro campi.

 

LESTAT: Laboratório de Estatística

O Laboratório de Estatística -LESTAT- é um laboratório do Departamento de Estatística, localizado no segundo andar do Bloco B, do IC I, cujo objetivo é garantir o espaço físico necessário para atender as demandas de trabalho de pesquisa, ensino e extensão no Departamento de Estatística e outros programas acadêmicos da UFES, assim como promover a interação multidisciplinar entre os alunos da graduação em Estatística com profissionais de outras áreas de pesquisa. 
 

Trote solidário da Estatística

O curso de Estatística está promovendo uma série de ações relacionadas à saúde e ao meio-ambiente. Nesta quinta-feira, dia 30, está programada a ação solidária “Salvando Vidas”, que consistirá na captação de voluntários para doação de sangue.

O Trote Solidário promove a arrecadação de itens como: Alimento não perecível, produtos de limpeza e higiene pessoal que serão doados a diferentes entidades sociais.

Veja também:

Em entrevista à TV Ufes, o coordenador do curso de Estatística, Bartolomeu Zamprogno, fala sobre a campanha de doação de sangue. Clique aqui e assista.

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910